Olha o Foco - Aquilo que prende a atenção determina a ação

O assunto do foco e da atenção vem sendo objeto de estudos tanto da Psicologia como da Neurociência Cognitiva, dentre outras disciplinas (LIMA, 2005). Os mecanismos responsáveis pelo controle da atenção possibilitam a interação do indivíduo com o meio ao seu redor de forma organizada, voluntária e involuntária. Tais mecanismos têm relação direta com os processos de ensino e aprendizagem uma vez que estes solicitam certos níveis de atenção para que os estudantes alcancem seus objetivos.

Segundo Ferraz (2005 citando JAMES, 1890, p. 375), a atenção pode ser entendida conforme a citação abaixo:

“Todos sabem o que é a atenção. É a ação de tomar posse realizada pelo espírito, de forma clara e vívida, de um entre outros vários objetos ou séries de pensamentos simultaneamente possíveis. Focalização, concentração da consciência são sua essência. Implica o afastamento de algumas coisas para ocupar-se efetivamente de outras, e é em condição que tem seu contrário real no estado confuso, ofuscado e desregrado, que em francês se chama distraction e em alemão Zerstreutheit.”

A partir da citação acima, observa-se que o ato de concentrar a atenção em algo, focar, requer a ação de realizar “o afastamento de algumas coisas para ocupar-se efetivamente de outras”, assim como as pessoas fazem quando querem estudar e se isolam em um quarto fechado, querem namorar e vão para um lugar reservado e aconchegante, querem trabalhar seu lado espiritual e buscam um ambiente propício para isso, querem crescer na vida e melhorar seus rendimentos financeiros e buscam cursos e livros a respeito, dentre inúmeros outros exemplos. Todas estas situações servem ao princípio de selecionar os estímulos e informações que se deseja, afastar-se de fontes de distrações externas e concentrar a atenção, manter o foco em algo em especial, algo que realmente seja desejado, a fim de se obter um melhor resultado.

Quando se fala em “selecionar o que se deseja” entende-se uma ação de filtragem de estímulos e informações que serão ou não percebidas pelos nossos sentidos. Essa função de selecionar o que a pessoa notará ou não conscientemente, compete a estrutura cerebral conhecida como Sistema de Ativação Reticular (SAR), que atua como uma espécie de filtro que só nos permite perceber as informações e estímulos que estão no foco da nossa atenção, que são importantes para o nosso intuito. Essa estrutura também atua como um potencializador que amplia, amplifica a nossa percepção para tudo aquilo que está relacionado com o objeto do nosso desejo principal ou foco de atenção, orientando o nosso comportamento e evidenciando a importância de se manter em mente bons estímulos e influências positivas (LIMA, 2005; ROBBINS, 1993).

Um exemplo clássico da atuação do SAR é aquele de quando uma pessoa, por exemplo, compra um carro ou apenas começa a desejar muito adquiri-lo e como que num passe de mágica, de repente começa a ver pessoas e mais pessoas passando com aquele veículo da mesma forma, cores e detalhes que ela também deseja. Será mesmo que de uma hora pra outra aquele veículo entrou para a moda e todas as pessoas deram um jeito de comprá-lo ou será que a mudança ocorreu na sua forma de ver as coisas ao seu redor?

A resposta está na segunda opção. Foi o foco de atenção, a percepção do indivíduo que se alterou quando o mesmo começou a desejar aquele objeto em particular e então atribuiu maior importância ao mesmo. Neste momento, o SAR recebeu a mensagem de que deveria selecionar predominantemente as informações referentes aquele objeto e relegar a um segundo plano tudo que não se relacionasse com o mesmo, ou pudesse de alguma forma contribuir positivamente para sua conquista. Ou seja, o objeto agora em foco sempre esteve lá, as pessoas sempre passavam pelo indivíduo com ele, mas como não era importante, como não estava no foco, a pessoa simplesmente não os via.

Para o processo de Coaching e o de ensino e aprendizagem no geral é especialmente importante compreender tais mecanismos descritos acima, porque muitas vezes todo um processo educativo pode ficar comprometido simplesmente porque o aprendiz não levou em conta a importância de ter um foco definido e de concentrar sua atenção nele, ou então porque o ambiente não proporcionou ao mesmo a desejada filtragem de estímulos e informações que poderiam favorecê-lo em seu desenvolvimento.

Entende-se então com isso, que não só para o processo de Coaching, mas para tudo na vida, aquilo em que concentramos a nossa atenção e o nosso foco se fará mais presente em nosso dia-a-dia, influenciando diretamente nas nossas possibilidades de ação e comportamento. Uma pessoa que direciona seu foco para acontecimentos ruins, por exemplo, estará levando seu SAR a ampliar sua percepção para este tipo de ocorrência e influenciando a pessoa a ver o mundo ao seu redor de uma forma negativa.

Da mesma forma, seu crescimento pessoal também está sob igual influencia e relação, de modo que a medida que esta pessoa direcionar predominantemente seu foco de atenção para as fontes de estímulos, informações, orientações, estratégias, pessoas, atividades, coisas e fatos que possam contribuir positivamente para o seu crescimento e desenvolvimento, mais recursos e oportunidades começarão a ser notados por essa pessoa, ampliando suas possibilidades de escolha e podendo acelerar seu processo de crescimento como um todo.

           Aquilo que prende a atenção determina a ação.”
William James



Autor:
Professor Leandro Marcelino de Lima, extraído de sua monografia de graduação intitulada: Coaching – Construindo um modelo mental de sucesso: A Educação Física em prol do Desenvolvimento do Potencial Humano (março/2011). Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências bibliográficas
LIMA, Ricardo Franco de. Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciências e Cognição. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil. v. 06; p. 113-122. 2005. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v06/m24554.pdf. Acessado em: 11/03/2011.

FERRAZ, Gustavo Cruz. Consciência e atenção: Algumas considerações acerca das abordagens de William James e Aron Gurwitsch. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2005. Disponível em: http://teses.ufrj.br/ip_m/gustavocruzferraz.pdf. Acessado em: 11/03/2011.

Educação Financeira, essencial para o sucesso financeiro


Educação Financeira é um conteúdo não abordado nas escolas e essencial para o pleno desenvolvimento e bem-estar do ser humano ao longo de sua vida pessoal e profissional.
Muitas pessoas, às vezes, de grande potencial de criação e realização se veem limitadas em suas vidas por não conseguirem crescer financeiramente, gastarem mais do que conseguem ganhar, acumularem dívidas e no final das contas ainda prejudicarem as pessoas de sua família e até mesmo amigos que tentam ajudá-la.
A falta da Educação Financeira em nossa população é algo tão notável que na maioria dos casos, mesmo quando uma pessoa ganha da noite para o dia milhões de reais em dinheiro através de loterias, programas de televisão ou heranças por exemplo, pouco tempo depois elas simplesmente já perderam tudo que ganharam. Isso ocorre porque elas não receberam Educação Financeira ao longo da vida e quando receberam o dinheiro não estavam preparadas para protegê-lo, multiplicá-lo e saberem utilizá-lo com Inteligência Financeira.
Ao contrário destas, pessoas que cresceram recebendo Educação Financeira de seus pais e nas escolas, quando alcançam a prosperidade é porque aprenderam a percorrer todo o caminho até lá. Desta forma, caso ocorra algum problema e por ventura elas venham a perder toda a sua riqueza que construíram, elas conseguem se reerguer, percorrer outra vez o caminho e alcançarem a prosperidade novamente.
Infelizmente, problemas financeiros são hoje a maior causa de divórcios entre casais e também uma das principais razões que acabam levando pessoas a adoecerem e até mesmo cometerem o suicídio.
A partir da aplicação dos ensinamentos deste curso de Educação Financeira com Coaching Financeiro as pessoas aprendem a aumentar sua renda, gerenciar e reduzir suas despesas, eliminar suas dívidas, aprendem a fazer investimentos inteligentes, proteger e multiplicar seu dinheiro e com isso alcançar prosperidade, qualidade de vida e bem-estar.
Uma pessoa próspera é uma pessoa que em primeiro lugar aprendeu a desenvolver sua Inteligência Financeira e começou a ajudar a si mesma. Uma vez tendo aprendido o caminho da prosperidade, esta mesma pessoa poderá ajudar muitas outras a também prosperarem em suas vidas e contribuírem positivamente para o bem-estar e qualidade de vida de muitas outras pessoas e da sociedade como um todo.
É muito triste quando um pai ou uma mãe quer ajudar seu filho e não tem recursos para isso. Se você tem o desejo de ajudar outras pessoas ou realizar grandes projetos sociais, comece ajudando a si mesmo, desenvolva sua Inteligência Financeira e torne-se uma pessoa Próspera.

Coaching, Disciplina e a busca do Santo Graal


Atualmente, quando se fala em autodesenvolvimento é possível encontrar uma variedade imensa de livros e metodologias que foram desenvolvidas justamente para ajudar pessoas a superarem adversidades e alcançarem a tão sonhada realização de seus sonhos.

De um modo geral essas metodologias irão trabalhar com foco ou na adoção de determinado comportamento proativo ou na eliminação de possíveis crenças e paradigmas que podem estar travando ou limitando o desenvolvimento e a mudança comportamental desejada na pessoa.
Cada metodologia aparentemente nova que surge é vista por algumas pessoas como o grande segredo a muito buscado, como a grande fonte de sabedoria, quase que como o verdadeiro Santo Graal que alguém estando de posse dele teria então em suas mãos o poder de realizar tudo que desejasse em sua vida, desde eliminar características negativas e desenvolver comportamentos positivos à realizar suas maiores ambições, sonhos, desejos e objetivos.
No entanto, as mesmas pessoas que de certa forma buscam este “Santo Graal”, quando encontram algo que pensam ser ele, acabam descobrindo que o mesmo vem com um manual de tarefas a cumprir, e que precisarão entrar em ação e trabalhar nessas tarefas por algum tempo. E que na verdade, mesmo elas estando de posse do possível “Santo Graal” precisarão passar por um processo de desenvolvimento para se tornarem realmente merecedoras daquilo que estavam buscando e preparadas para recebê-lo.
Bem, infelizmente é neste momento que boa parte das pessoas se sabota. Elas esperam que diante desta nova informação, desta nova metodologia, tudo irá se resolver em suas vidas como por um milagre, como num passe de mágica, da noite para o dia, sem esforço, sem trabalho, sem determinação e sem precisar de transformação e disciplina para cumprirem com as suas tarefas e fazer as coisas acontecerem. E quando não obtém o resultado desejado rapidamente, colocam a culpa no pobre do “Santo Graal” ao invés de assumirem a Responsabilidade por suas vidas e resultados.
Agora pare e pense, quantas vezes em sua vida você já se viu diante de algo que acreditou que poderia lhe ajudar a resolver sua vida, resolver seus problemas e lhe ajudar a encontrar todas as soluções desejadas e necessárias? Quantas vezes você já se viu todo animado e motivado num momento e no momento seguinte já estava todo triste e desanimado, porque pensou que seus problemas iriam se resolver rapidamente e passados alguns dias ou até meses, as coisas pareciam continuar iguais, sem nenhuma mudança visível mais expressiva?  Responda com sinceridade a mais esta pergunta, de 0 a 10 quanto que de fato você se empenhou para cumprir com suas tarefas, suas responsabilidades, seguir os ensinamentos e aplicar no sua dia-a-dia o que lhe foi orientado e proposto nesta nova metodologia?
A maioria das pessoas quer apenas o resultado, mas não quer passar pelo processo de transformação e desenvolvimento, porque dá trabalho, requer esforço e disciplina. Desta forma, pouco tempo após terem acreditado fervorosamente que haviam encontrado o grande segredo do sucesso e das realizações, acabam deixando de lado tudo que estavam começando a aprender e desenvolver e iniciam novamente outra busca por um novo “Santo Graal”.
Enfim, para essas pessoas eu digo com todo amor e carinho, que elas precisam desenvolver em si uma coisa chamada Disciplina, pois sem ela, não terá “Santo Graal” que resolva seus problemas.
É preciso ter disciplina para entender que um resultado é consequência de um trabalho que foi realizado. Que é preciso investir tempo e esforço com disciplina até poder ser recompensado. Se você não realiza o trabalho, não poderá receber a recompensa, e caso receba por algum motivo, logo irá dar um jeito de perdê-la por não estar preparado para a mesma ou não se achar merecedor da recompensa.
O processo de Coaching, assim como diversas outras metodologias de desenvolvimento comportamental, é extremamente eficiente e tem um elevadíssimo grau de êxito e sucesso. Contudo, o sucesso é reservado àqueles que aprendem a se disciplinar para realmente entrar em ação, agir e fazer o que precisam até conseguir o que desejam alcançar. Ou seja, Coaching é Ação que leva à Transformação.
Para algumas pessoas, isso pode representar um trabalho de poucos dias ou semanas, para outras é possível que já leve alguns meses ou até anos. Porém, para todos aqueles que de fato se comprometerem com si mesmos e seguirem com Disciplina absoluta, cumprindo com suas tarefas, de maneira focada, durante o tempo que for necessário, de acordo com o planejamento elaborado, o resultado só pode ser um, o sucesso e a recompensa merecida pelo trabalho realizado.
Um agricultor, antes de colher os frutos de seu trabalho e poder ganhar o pão de seu dia a dia, entende que precisa preparar a terra para receber as sementes, semear os canteiros, regá-los diariamente e aguardar pacientemente por dias, semanas e até meses ou anos, de acordo com a colheita desejada, até o dia em que se verão os primeiros brotos saindo da terra ou os frutos brotando nas árvores. Até esse dia chegar, o agricultor nem tem como ver se seu trabalho está mesmo funcionando ou não, mas ele sabe que funciona, já viu funcionando outras vezes com outras pessoas e sabe que é só seguir os ensinamentos, seguir o manual, que o mesmo processo também irá funcionar para ele e o resultado esperado também chegará no tempo certo. É só continuar cuidando e regando, com paciência e disciplina até o dia da tão esperada colheita chegar.
Assim como o agricultor acredita e sabe, que colocando em prática os conhecimentos adquiridos sobre plantio e colheita, e agindo com disciplina e responsabilidade, logo irá colher os frutos do seu trabalho, nós também precisamos aprender a quando começarmos um processo de desenvolvimento pessoal ou profissional, termos a disciplina e comprometimento necessários para durante o tempo que for preciso, colocarmos em prática o que aprendemos, porque é só com este trabalho, esforço e disciplina, que no seu devido tempo, poderemos nos dar ao prazer de colher os frutos desejados.
Em síntese, quando decidir iniciar um processo de Coaching, ou de outra metodologia, aja como o agricultor, faça a sua parte, cumpra com suas tarefas, e mesmo que durante algum tempo você não veja o resultado acontecendo concretamente diante de seus olhos, lembre-se que o agricultor também não vê aparentemente nada de mais expressivo acontecendo durante um bom tempo, mas mesmo assim continuou fazendo sua parte, com disciplina e responsabilidade, e o resultado esperado acontece, porque se funcionou com os outros antes dele, só poderia funcionar para ele também.
Enfim, como você está cuidado da sua plantação? Já preparou a terra, está semeando boas sementes e regando diariamente? Para alcançar seu objetivo, como você deve se preparar, quais sementes deve plantar e como deve cuidar delas diariamente para que deem os frutos desejados?
Quando decidir fazer algo, FAÇA LOGO! Força de vontade é algo que dura pouco tempo e é preciso aprender a desenvolver e manter a Disciplina acima de tudo para seguir cumprindo com suas tarefas dia após dia, mesmo sem ver os resultados mais expressivos, até alcançar o objetivo tão desejado.
Tenha a Disciplina de dar ao menos um passo a cada dia rumo ao sucesso desejado e prepare-se para receber suas vitórias e conquistas antes do que imagina.
 Muito sucesso a todos, hoje e sempre.

Entrevista a Leandro Lima Coach - COACH »


No meu caso, eu acredito que ser Coach, além de técnicas que aprendi na formação, é também um dom, pois algumas habilidades essenciais de um bom Coach compreendem o prazer em ajudar ao próximo, o saber ouvir na essência, a capacidade de dar feedbacks positivos e a capacidade de ver nas pessoas potencial muito além daquilo que as vezes nem elas mesmas conseguem ver em si. E essas habilidades eu já trago comigo desde a minha adolescência e inicio de vida adulta.

Porém, apenas o dom não me bastava, eu sentia a necessidade de conhecimentos realmente técnicos, de ferramentas para trabalhar, sentia que poderia alcançar e ajudar a proporcionar a mim mesmo e outras pessoas resultados bem melhores se tivesse uma formação específica, eu realmente queria me profissionalizar nesta área de desenvolvimento humano.

Daí, após alguns anos de leituras, pesquisas e estudos eu conheci o termo Coaching através do filme "O Segredo". Me identifiquei totalmente e então fui pesquisar mais a fundo o que era. Posteriormente escrevi minha monografia de graduação em Educação Física na UERJ falando justamente sobre o Coaching, como uma metodologia para desenvolver um modelo mental de sucesso.

Então, fiz minha primeira formação em Coaching, que foi o Professional & Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e na sequência fiz minha formação em Coaching Financeiro e especialização em Inteligência Financeira pelo Instituto de Educação Financeira e Coaching, com Roberto Navarro, me tornando Master Coach Financeiro.

Aprendi muito com ambas as formações e continuo me aprofundando nas técnicas de Coaching.

Leia mais...

Coaching Financeiro - Aprenda a Construir a sua Prosperidade e Qualidade de Vida

Coaching Financeiro

O Coaching Financeiro é a especialidade dentro do Coaching que tem como grande objetivo ajudar o coachee a desenvolver a sua Inteligência Financeira e construir uma vida de Prosperidade e Independência Financeira.

Pense nos sonhos que você deseja realizar, nos seus objetivos, suas metas, nos seus projetos pessoais e profissionais. Será que suas chances de realizá-los serão maiores se sua vida financeira estiver bem organizada, sua renda aumentando e você prosperando?

Através do processo de Coaching Financeiro você aprende a melhorar o seu controle, gerenciamento e planejamento financeiro, aprende como evitar as brigas conjugais por problemas financeiros e aprende a começar a investir com segurança e alcançar bons resultados. Além disso, você também aprende a construir uma sólida base financeira composta de Renda Principal, Renda Extra e Renda Passiva. Com esta base, você inicia a sua caminhada rumo à prosperidade e vai subindo degrau por degrau, construindo desde a sua Segurança Financeira, alcançando a sua Independência Financeira e avançando rumo a tão sonhada Liberdade Financeira

Dentre outros pontos, este processo também lhe ajuda a aumentar seu QI Financeiro, controlando seus gastos, aprendendo a economizar, eliminar dívidas, melhorar o seu relacionamento com a pessoa amada, obter descontos e alavancar seus rendimentos progressivamente.

Conquiste a sua Independência Financeira e uma Aposentadoria com Qualidade de Vida

Se você deseja se tornar uma pessoa financeiramente próspera e futuramente ter uma ótima aposentadoria, com recursos para proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem estar para si mesmo, para sua família e seus entes queridos, é preciso aprender a pensar, sentir e agir como as pessoas prósperas fazem. É preciso aprender com essas pessoas que construíram riqueza ao longo de suas vidas qual é o passo a passo para chegar e se manter lá, com a devida segurança e em velocidade acelerada, sempre crescendo. 

Você já parou pra pensar em quanto você deseja receber por mês quando se aposentar? O que você quer proporcionar a si mesmo e à sua família? Quais sonhos você deseja realizar? Como você quer viver seus próximos anos de vida e como deseja viver após se aposentar? Quando gostaria de poder parar de trabalhar e viver apenas dos rendimentos de seus trabalhos e investimentos anteriores?

Reflita a respeito das questões anteriores e pense se o caminho que você está percorrendo atualmente lhe parece ser o ideal e mais eficiente para você realizar seus sonhos, projetos e objetivos.

Se você até sabe o que realmente quer, mas não sabe exatamente como chegar lá, através do Coaching Financeiro você aprenderá desde definir suas Metas e Objetivos até elaborar todo um Planejamento Financeiro e Estratégico que lhe ajudará a alcançar suas maiores conquistas e realizações.

Lembre-se que, se você deseja resultados diferentes em sua vida, é preciso começar a agir de formas diferentes. Se continuar fazendo as mesmas coisas que sempre fez e da mesma forma, o mais certo é que você continue tendo os mesmos resultados.

Espero que esta postagem tenha lhe ajuda a encontrar algumas respostas e caminhos para realizar as suas metas e objetivos.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais a respeito dos benefícios que você pode ter a partir deste trabalho e metodologia, é só entrar em contato comigo ou acompanhar as nossas postagens.

Um forte abraço para você e até breve.

Att.,

Leandro Lima.
Master Coach Financeiro
Educador Financeiro
Coach de Vida