Como Definir Metas e Objetivos

Você já parou para pensar que o ano está quase acabando?
Quais objetivos e metas você já alcançou este ano? 
Como você está indo com os seus planos?

E para o próximo ano, o que você está planejando conquistar?

Muitas pessoas desconhecem a importância de se definir metas e objetivos ao longo da vida e acabam simplesmente vivendo um dia após o outro no estilo "deixa a vida me levar".

Porém, se você gosta de ter algum controle sobre sua própria vida e de sentir o prazer de sonhar, planejar e conquistar o que planejou, então esta postagem é para você.

Objetivos e metas servem para nos ajudar a direcionar nossa vida e nossas ações diárias. Quando não sabemos para ir podemos acabar indo para um lugar qualquer ou até mesmo ficar estagnados no ponto inicial.

Definindo os termos, "objetivo" é o que você quer ter, realizar, conquistar, construir, é o ponto onde você quer chegar. Por exemplo, eu quero ter uma casa na praia e me tornar um homem de grande sucesso e reconhecimento.

Veja que, no exemplo acima, os objetivos ficaram meio vagos, sem uma definição muito clara ou específica, afinal existem muitas praias e o que é sucesso para uma pessoa pode não ser para outra.

Sendo assim, para termos melhores chances de alcançarmos nossos objetivos é necessário que eles sejam bem específicos, detalhados, claros e sempre positivos, não podem ser do tipo "não quero isso ou aquilo", precisam expressar exatamente o que você quer e não o que não quer.

Ex.: Eu quero ter uma casa com 3 quartos, uma suíte, ampla sala de estar e cozinha, com piscina e redes na varanda, de frente para a Praia de Araruama.

Quanto mais detalhes tiver o seu objetivo, melhor. Isso ajuda a construir uma imagem mais clara e forte dele em sua mente. Quanto mais clara, forte e rica de sensações for esta imagem melhor o seu cérebro lhe guiará até ela.

E as "metas"?

Metas são os prazos que você define para alcançar os seus objetivos, são o "quando" você vai realizar seu objetivo ou "até quando" conseguirá o que planeja e deseja conquistar.

Existe também o Objetivo Principal Definido, que é o seu principal foco de atenção e esforço. É aquele grande objetivo que você tanto deseja e que aconteça o que acontecer, você continuará buscando até conseguir.

Objetivos muito grandes e desafiadores devem ser divididos em várias etapas ou metas intermediárias.

Algumas regras úteis para a definição de metas e objetivos são:

1 - Defina objetivos sempre positivos. Defina o que você realmente quer, e não aquilo que você não quer.

2 - Defina objetivos de forma mensurável, ou seja, de uma forma que você possa medir o quanto você já conquistou desse  objetivo e que você possa ter certeza que o conquistou. Estabeleça referências claras para que você possa saber que alcançou o seu objetivo.

3 - Seja claro, específico e detalhista. Defina o seu objetivo com a maior clareza possível, da forma mais específica e com o máximo de detalhes que puder listar.

4 - Defina objetivos desafiadores, porém, realistas. Seus objetivos precisam estimular você a sair da sua zona de conforto e buscar e além dos seus limites atuais, no entanto, você precisa manter os pés no chão e focar no que realmente é possível fazer no momento. Algo que seja muito difícil hoje  pode se tornar perfeitamente possível amanhã se você dividir em partes menores e ir avançando degrau a degrau.

5 - Divida objetivo muitos grandes em partes menores, em metas intermediárias, e assim avance uma etapa de cada vez até concluir todas as etapas e conquistar o seu objetivo principal.

Exemplo: Quero viajar para Santa Catarina até o dia 25 de dezembro de 2013.

Que detalhes mais são importantes incluir neste objetivo? Como posso deixá-lo mais claro, definido, específico, realista, mensurável e desafiador para mim? Como mensurar que estou fazendo o que preciso fazer para alcançar este objetivo no prazo desejado?

6 - Escreva suas Metas e Objetivos no papel. Este é um detalhe muito importante e que ajuda muito é você começar a concretizar as suas metas e objetivos. Crie também um painel de visualização e junte imagens dos seus objetivos para lhe ajudar a visualizar o que deseja. E sempre que possível, procure entrar em contato com o que deseja e se sentir já vivendo a sua realização, a sua conquista.



Bem, eu poderia falar ainda muito mais sobre Metas e Objetivos, no entanto, a melhor maneira de se aprender algo é fazendo. Sendo assim, vamos à pratica!


Qual é o seu objetivo principal neste momento? 
O que você quer conquistar até o final deste ano?
Qual é a sua meta em relação a este objetivo?
Até quando, ou quando exatamente, você quer alcançar este objetivo?
O que você precisa fazer para conseguir?

Faça o exercício, escreva suas respostas e compartilhe suas dúvidas e feedbacks.

Se quiser uma ajuda a mais para definir seus objetivos e metas, clique no link a seguir e leia nossa postagem sobre a Roda da Vida em nosso grupo "Coaching e Educação Financeira", no Facebook. Ou entre em contato e agende uma sessão de Coaching.



Um forte abraço pra você e até breve.

Site: Leandro Lima - Coaching e Educação Financeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário