Você já teve vontade de começar a investir, mas acabou desistindo da ideia porque se assustou com as quedas da Bolsa e achou isso tudo muito arriscado e complicado demais pra entender?
Bem, se você já pensou em investir então é sinal que você tem conseguido economizar algum dinheiro e provavelmente você está guardando esse dinheiro na Poupança. Talvez você já tenha notado que os rendimentos da Poupança não costumam cobrir nem ao menos a inflação do período e por isso você decidiu buscar outras opções de investimentos, que sejam mais rentáveis, porém, tão seguras quanto a Poupança.
Hoje vou mostrar a você que existe uma opção de investimento em Renda Fixa que é MAIS SEGURA que a Poupança e que tem gerado aproximadamente O DOBRO da sua RENTABILIDADE. Continue lendo e conheça o Tesouro Direto.
O que é o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto são títulos emitidos pelo Governo Federal com o objetivo de captar recursos para o financiamento da dívida pública e de atividades do Governo Federal como a educação, a saúde e a infra-estrutura.
Qual é o investimento mínimo inicial?
Atualmente é possível adquirir títulos do tesouro com investimentos a partir de apenas R$ 30, o que o torna um investimento bem popular e acessível.
É seguro investir no Tesouro Direto?
É muito mais seguro investir nos títulos do Tesouro Direto do que na Poupança ou qualquer outro investimento. O Tesouro Direto é garantido pelo Governo Federal, o que significa dizer que o risco existente é o risco do Governo quebrar, o que, por sua vez, significa dizer que o risco é praticamente nulo em um país de economia estável como o Brasil. Mesmo uma situação de total crise econômica, o Governo Federal seria a última instituição a quebrar.
Qual é a Rentabilidade do Tesouro Direto?
Existem diversos tipos de títulos disponíveis com diferentes formas de rentabilidades. Os títulos do Tesouro Direto são uma forma de investimento em Renda Fixa e alguns títulos oferecem rentabilidade pré-fixada e outros pós-fixada.
Nos títulos pré-fixados você fica sabendo exatamente a rentabilidade que irá receber no momento da contratação do título.
Nos títulos pós-fixados você conhece o índice de referência e a taxa de juros pré-definida no momento da contratação, o que lhe permite ter uma ideia de quanto o título irá render, porém não é possível saber o valor exato. Um exemplo de investimento pós-fixado é a própria Poupança, que paga uma taxa referencial mais um percentual da Selic. Existem títulos pós-fixados atrelados a taxa Selic (juros) e outros ao IPCA (inflação).
Qual é o Risco de perder dinheiro investindo no Tesouro Direto?
Este risco existe apenas se você decidir resgatar o investimento antes do prazo de vencimento. Se você esperar para fazer o resgate na data do vencimento você irá receber exatamente o contratado.
Qual é a Liquidez dos títulos do Tesouro Direto?
A liquidez é semana, sempre as quarta-feiras, podendo o título ser vendido pelo valor vigente no momento, que pode tanto ser acima do valor inicial como abaixo do valor de compra.
Quais são os tipos de títulos e qual a diferença entre eles?
- Títulos pré-fixados:
- LTN (Letras do Tesouro Nacional) - Rentabilidade fixada no momento da contratação. Você recebe apenas no vencimento do título o principal mais os juros.
- NTN-F (Notas do Tesouro Nacional série F) - Rentabilidade fixada no momento da contratação. Você recebe juros semestrais e o principal apenas no vencimento do título.
- Títulos pós-fixados:
- LFT (Letras Financeiras do Tesouro) - Rentabilidade vinculada a taxa Selic (juros). Você recebe apenas no vencimento do título o principal mais os juros.
- NTN-C (Notas do Tesouro Nacional série C) - Rentabilidade vinculada ao IGP-M (juros) mais juros pré-definidos na contratação. Você recebe juros semestrais e o principal apenas no vencimento do título.
- NTN-B (Notas do Tesouro Nacional série B) - Rentabilidade vinculada ao IPCA (juros) mais taxa de juros pré-definida na contratação. Você recebe juros semestrais e o principal apenas no vencimento do título.
- NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional série B Principal) - Rentabilidade vinculada ao IPCA (juros) mais taxa de juros pré-definida na contratação. Você recebe apenas no vencimento do título o principal mais os juros.
Para entender um pouco melhor clique na imagem abaixo
e veja o quadro de rentabilidade do Tesouro Direto:
Concluindo, o Tesouro Direto vem se apresentando como uma ótima opção para investimento em Renda Fixa, com segurança e rentabilidade acima da média. É também uma boa opção para quem deseja investir para a Aposentadoria ou para realizar algum projeto em específico e quer ter a tranquilidade de poder contar com o dinheiro investido na data programada.
Caso você esteja pensando em começar a fazer os seus investimentos e precise de uma ajuda profissional é só entrar em comigo e agendar a sua sessão de Coaching Financeiro.
Se você gostou do conteúdo desta postagem clique abaixo em Gostei e compartilhe com seus amigos. Seu feedback e comentários são muito importantes para mim.
Um forte abraço, sucesso e prosperidade.
Leandro Lima.
Master Coach Financeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário