Finanças para Mulheres - 5 Dicas de Coaching Financeiro

Neste artigo iremos conversar sobre Finanças para Mulheres. Vou lhe apresentar 5 dicas de Coaching Financeiro para você começar a melhorar o seu controle financeiro, alcançar os seus objetivos e construir a sua independência financeira.
Quando o assunto é dinheiro ou Educação Financeira, ainda hoje, a maioria das pessoas simplesmente evita o diálogo, foge do assunto, se estressa só de ouvir falar ou então fica adiando e adiando a espera de uma melhor hora que nunca chega.

Você conhece alguma pessoa que se encaixe nesses exemplos?

Bem, para essas pessoas tenho uma boa e uma má notícia. A boa é que sempre existirá um amanhã. E a má é que o amanhã é sempre fruto das suas escolhas e ações de hoje.

Em outras palavras, se você quer melhorar as suas finanças de amanhã, precisa parar de procrastinar as suas ações e começar a pô-las em prática hoje mesmo, partindo do ponto onde você está hoje e focando no ponto aonde você quer chegar.

O conteúdo deste artigo serve tanto para homens como para mulheres, porém tenho notado que atualmente as mulheres estão buscando muito mais que os homens melhorar a sua Educação Financeira e começar a investir.

A mulher, de uma forma geral, tem um perfil mais conservador e protetor, ela pensa mais a longo prazo, pensa mais na família, em seu futuro e daqueles que ama. É comum a mulher se arriscar menos, porém, munida das informações e estratégias certas, ela pode construir uma vida de prosperidade, segurança, bem-estar e conforto para si mesma e seus entes queridos.

Organizei abaixo um conjunto de 5 dicas simples e eficazes de Coaching Financeiro que irão lhe ajudar a dar o seu passo inicial rumo a vida financeira que você busca e deseja. Vale sempre lembrar que teoria sem prática não leva a nada e não transforma a vida de ninguém. Portanto, se você quiser mudar a sua vida financeira para a melhor, precisará mudar alguns hábitos, tomar atitudes e colocar as dicas abaixo em prática.


Finanças para Mulheres - 5 Dicas de Coaching Financeiro

1- Organização e Controle
  • Você precisa começar a organizar as suas finanças agora mesmo, com a renda e as contas que você tem neste momento. Não é para ficar esperando chegar o dia que sua renda estará maior ou que você terá eliminados algumas continhas. É para começar já, AGORA!
  • Anote no seu caderno de finanças ou planilha, todas as suas fontes de renda e seus respectivos valores. Anote também cada uma das suas despesas e procure separá-las por categorias: Despesas Obrigatórias Fixas, Obrigatórias Variáveis, Não Obrigatórias Fixas e Não Obrigatórias Variáveis. Desta forma você terá uma melhor visualização de onde está gastando a mais ou a menos e onde você pode fazer os ajustes necessários para alcançar seus objetivos.
  • Lembre-se que normalmente você só recebe uma vez por mês (mesmo empreendedores devem se organizar para si pagarem periodicamente e não todos os dias), mas que normalmente gasta dinheiro todos os dias. Sendo assim, tenha sempre a mão um caderninho para anotar suas despesas diárias e seja disciplinada com isso, pois são os detalhes que fazem as grandes diferenças.
2 - Planejamento de Metas e Objetivos
  • O primeiro passo é você organizar o que você já tem. O segundo é começar a planejar o que irá fazer com o seu dinheiro e também o que irá fazer para conseguir mais dinheiro.
  • Procure definir suas Metas e Objetivos com um bom tempo de antecedência e economize dinheiro para poder gastar com o que deseja e lhe dará prazer.
  • Sabendo quanto você tem de renda mensal e quanto você normalmente gasta por mês com suas despesas básicas, o próximo passo é definir se precisa fazer economias ou se precisa gerar mais renda para alcançar os seus objetivos.
3 - Estratégia de Ação
  • Agora que você já organizou suas contas e já definiu seus planos, você precisa elaborar uma estratégia para alcançá-los, encontrar um caminho que lhe permitirá conquistar o que deseja.
  • Aprenda a analisar as informações da sua planilha financeira e identificar se o que precisa é gerar economias ou aumentar sua renda. Em alguns casos você poderá estar gastando demais sem necessidade, busque opções que lhe ajudem a economizar. Em outros casos é possível que o caminho seja gerar novas fontes de renda, daí é preciso ver dentro das suas possibilidades, como isso pode ser feito.
  • Pergunte a si mesma - O que eu posso fazer para aumentar minha renda? Que serviços eu posso prestar? Que produtos eu posso vender? Quem pode me ajudar como parceiro ou me orientando? O que eu preciso Agora para resolver esta situação?
  • De acordo com os seus planos e data na qual deseja realizar seus objetivos, procure começar já a guardar dinheiro para quando chegar o momento, você poder pagar tudo a vista, evitar juros de parcelamentos, conseguir descontos e ainda evitar o estresse emocional de ficar com dívidas após o seu momento de prazer e conquista.
  • Calcule quanto você precisa guardar de dinheiro por mês para no tempo desejado você ter o valor necessário e não precisar recorrer a empréstimos de tipo nenhum.
  • Se for fazer algum empréstimo, que seja para investir em algum negócio e pagar o empréstimo com a renda que o próprio negócio gerar.
4 - Gerenciamento Emocional
  • Para algumas mulheres, fazer compras é praticamente uma terapia. Se este for o seu caso, releia as dicas 1, 2, 3 e aplique-as em sua vida com disciplina e determinação.
  • Você pode fazer suas compras e curtir o seu prazer, a sua diversão. Você pode e deve aproveitar tudo do bom e do melhor. E você pode fazer isso com muito mais qualidade, prazer e ainda gastando menos, desde que se organize, se controle, planeje o que deseja fazer e busque a melhor estratégia para você.
  • O que você acha de ao invés de comprar tudo baratinho no shopping popular (nada contra), você começar a se organizar para fazer uma viagem para outros estados ou países e fazer suas compras em alto estilo, curtindo os prazeres de uma boa viagem?
     
  • Antes de comprar algo por impulso, respire fundo, conte até 10 e pergunte a si mesma - Eu realmente preciso desta coisa? Eu preciso disso agora? Eu posso adiar um pouco esta compra e quem sabe encontrar um outro produto de mesma qualidade e menor preço? Qual o benefício que esta compra irá me trazer agora? E se eu puder obter um prazer e benefícios ainda maiores fazendo esta compra num outro momento, de forma mais planejada, organizada e estratégica. Vale a pena adiar um pouco?
  • Colocar esta última dica em prática pode lhe proporcionar grandes economias para suas conquistas e livrar você daquela sensação de arrependimento após uma compra desnecessária.
5 - Orientação Profissional
  • Por fim, busque sempre estar se informando, leia artigos sobre Educação Financeira, leia livros e assista vídeos sobre Finanças Pessoais, participe de palestras, cursos e workshops a respeito, contrate um Coach Financeiro ou outro profissional especializado para lhe ajudar.
  • Muitas vezes o caminho que irá lhe proporcionar os melhores resultados e no mais curto tempo é justamente o de buscar o auxilio de um profissional especializado, que poderá lhe orientar pelos melhores caminhos. Quando você é bem orientada você vai direto nos pontos certos, evitando erros comuns e perdas de tempo e dinheiro desnecessárias.

Com as dicas acima você já pode dar os seus primeiros passos rumo a prosperidade e conquista dos seus sonhos e objetivos.

Caso precise de alguma orientação mais específica e personalizada é só entrar em contato.


Um forte abraço e muito sucesso e prosperidade para você.

"Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo." – T. Harv Eker

Leandro Lima
Master Coach Financeiro e Coach de Vida

Conheça o Tesouro Direto e Comece a Investir com Segurança e Boa Rentabilidade

Você já teve vontade de começar a investir, mas acabou desistindo da ideia porque se assustou com as quedas da Bolsa e achou isso tudo muito arriscado e complicado demais pra entender?

Bem, se você já pensou em investir então é sinal que você tem conseguido economizar algum dinheiro e provavelmente você está guardando esse dinheiro na Poupança. Talvez você já tenha notado que os rendimentos da Poupança não costumam cobrir nem ao menos a inflação do período e por isso você decidiu buscar outras opções de investimentos, que sejam mais rentáveis, porém, tão seguras quanto a Poupança.

Hoje vou mostrar a você que existe uma opção de investimento em Renda Fixa que é MAIS SEGURA que a Poupança e que tem gerado aproximadamente O DOBRO da sua RENTABILIDADE. Continue lendo e conheça o Tesouro Direto.

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto são títulos emitidos pelo Governo Federal com o objetivo de captar recursos para o financiamento da dívida pública e de atividades do Governo Federal como a educação, a saúde e a infra-estrutura.

Qual é o investimento mínimo inicial?

Atualmente é possível adquirir títulos do tesouro com investimentos a partir de apenas R$ 30, o que o torna um investimento bem popular e acessível. 

É seguro investir no Tesouro Direto?

É muito mais seguro investir nos títulos do Tesouro Direto do que na Poupança ou qualquer outro investimento. O Tesouro Direto é garantido pelo Governo Federal, o que significa dizer que o risco existente é o risco do Governo quebrar, o que, por sua vez, significa dizer que o risco é praticamente nulo em um país de economia estável como o Brasil. Mesmo uma situação de total crise econômica, o Governo Federal seria a última instituição a quebrar. 

Qual é a Rentabilidade do Tesouro Direto?

Existem diversos tipos de títulos disponíveis com diferentes formas de rentabilidades. Os títulos do Tesouro Direto são uma forma de investimento em Renda Fixa e alguns títulos oferecem rentabilidade pré-fixada e outros pós-fixada. 

Nos títulos pré-fixados você fica sabendo exatamente a rentabilidade que irá receber no momento da contratação do título. 

Nos títulos pós-fixados você conhece o índice de referência e a taxa de juros pré-definida no momento da contratação, o que lhe permite ter uma ideia de quanto o título irá render, porém não é possível saber o valor exato. Um exemplo de investimento pós-fixado é a própria Poupança, que paga uma taxa referencial mais um percentual da Selic. Existem títulos pós-fixados atrelados a taxa Selic (juros) e outros ao IPCA (inflação).

Qual é o Risco de perder dinheiro investindo no Tesouro Direto?

Este risco existe apenas se você decidir resgatar o investimento antes do prazo de vencimento. Se você esperar para fazer o resgate na data do vencimento você irá receber exatamente o contratado.

Qual é a Liquidez dos títulos do Tesouro Direto?

A liquidez é semana, sempre as quarta-feiras, podendo o título ser vendido pelo valor vigente no momento, que pode tanto ser acima do valor inicial como abaixo do valor de compra.

Quais são os tipos de títulos e qual a diferença entre eles?
  • Títulos pré-fixados:
    • LTN (Letras do Tesouro Nacional) - Rentabilidade fixada no momento da contratação. Você recebe apenas no vencimento do título o principal mais os juros.
    • NTN-F (Notas do Tesouro Nacional série F) - Rentabilidade fixada no momento da contratação. Você recebe juros semestrais e o principal apenas no vencimento do título.
  • Títulos pós-fixados:
    • LFT (Letras Financeiras do Tesouro) - Rentabilidade vinculada a taxa Selic (juros). Você recebe apenas no vencimento do título o principal mais os juros.

    • NTN-C (Notas do Tesouro Nacional série C) - Rentabilidade vinculada ao IGP-M  (juros) mais juros pré-definidos na contratação. Você recebe juros semestrais e o principal apenas no vencimento do título.
    • NTN-B (Notas do Tesouro Nacional série B) - Rentabilidade vinculada ao IPCA (juros) mais taxa de juros pré-definida na contratação. Você recebe juros semestrais e o principal apenas no vencimento do título.
    • NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional série B Principal) - Rentabilidade vinculada ao IPCA (juros) mais taxa de juros pré-definida na contratação.  Você recebe apenas no vencimento do título o principal mais os juros.
Para entender um pouco melhor clique na imagem abaixo 
e veja o quadro de rentabilidade do Tesouro Direto:


Concluindo, o Tesouro Direto vem se apresentando como uma ótima opção para investimento em Renda Fixa, com segurança e rentabilidade acima da média. É também uma boa opção para quem deseja investir para a Aposentadoria ou para realizar algum projeto em específico e quer ter a tranquilidade de poder contar com o dinheiro investido na data programada.

Caso você esteja pensando em começar a fazer os seus investimentos e precise de uma ajuda profissional é só entrar em comigo e agendar a sua sessão de Coaching Financeiro.

Se você gostou do conteúdo desta postagem clique abaixo em Gostei e compartilhe com seus amigos. Seu feedback e comentários são muito importantes para mim.

Um forte abraço, sucesso e prosperidade.

Leandro Lima.
Master Coach Financeiro