Inteligência Financeira - Aprenda a Lidar com Dinheiro


Para encerrar o ano de 2013, vamos falar sobre um assunto mega importante para o sucesso e a prosperidade de todos nós, que é o desenvolvimento da nossa Inteligência Financeira.

A questão aqui é muito prática e objetiva, afinal de contas, todos nós precisamos lidar com dinheiro em nosso dia a dia, direta ou indiretamente, e quanto mais desenvolvida é a nossa Inteligência Financeira, melhor lidamos com o dinheiro. 

O dinheiro em si tem uma função que também é muito prática e objetiva, que é a de comprar produtos ou serviços. Estes produtos e serviços podem representar para você a realização de algum sonho, projeto ou objetivo em especial. É para isso que o dinheiro serve, para lhe ajudar a conquistar aquilo que você deseja.

É muito comum encontrarmos pessoas com diversas crenças a respeito de dinheiro, lhe atribuindo significados emocionais ou afetivos, como se o dinheiro pudesse ser bom ou mal e fazer isso ou aquilo com as pessoas. Na verdade, o dinheiro é apenas uma ferramenta criada para facilitar as nossas vidas, ele não tem vida própria e tão pouco tem vontade. É apenas uma ferramenta de troca, assim como tantas outras coisas que utilizamos em nosso dia a dia e que podem ser utilizadas para boas ou más ações. Cabe a cada um de nós aprender a usá-lo e fazer bom uso do dinheiro que temos.

Há quem diga que a riqueza não traz felicidade, porém é evidente que a pobreza também não traz. Se por um lado a falta de dinheiro na vida de uma pessoa pode gerar inúmeras dificuldades e problemas, por outro lado, a abundância financeira pode ajudar a resolver muitas questões e facilitar a construção de toda uma vida melhor.

Falta de dinheiro pode gerar endividamento, insegurança, problemas emocionais, problemas de relacionamento, de alimentação, de saúde, de moradia, dificultar os estudos e investimentos, o lazer e a realização de muitos sonhos, projetos e objetivos. Em contrapartida, pense em tudo que você pode realizar melhor, com mais prazer, liberdade, segurança, confiança e satisfação quando está com sua vida financeira bem resolvida e prosperando.

No modelo de sociedade no qual vivemos, precisamos lidar com dinheiro para praticamente tudo, pois todos os serviços ou produtos que utilizamos precisam ser pagos por alguém, em algum momento, e normalmente quem paga somos nós mesmos. 

Partindo deste princípio, desenvolver a sua Inteligência Financeira e aprender a lidar positivamente com o dinheiro passa a ser mais do que uma necessidade e se torna praticamente uma obrigação. Negligenciar isso, muitas vezes, é quase o mesmo que desistir dos seus sonhos, objetivos e projetos de vida. E também é caminho certo para uma série de problemas, dificuldades e frustrações ao longo da vida.

Mas afinal, o que fazer para desenvolver a sua Inteligência Financeira e Prosperar?

Embora este possa parecer um assunto de muito raciocínio lógico e matemática, na verdade, desenvolver a Inteligência Financeira está também muito relacionado à nossa Inteligência Emocional, nossa Capacidade de Criatividade e de Empreendedorismo. 

Inteligência Financeira é a capacidade de encontrar soluções para problemas e questões relacionados a dinheiro. É preciso ter um bom equilíbrio emocional e capacidade de gerenciamento de estresse para conseguir manter a calma e pensar de forma estratégica nas soluções necessárias. Quanto mais habilidades e capacidades você tem para gerar dinheiro e resolver problemas financeiros, maior é a sua Inteligência e Q.I. Financeiro. 

Cada pessoa tem um perfil de Identidade Financeira, ou seja, uma maneira predominante de lidar com o dinheiro e sua vida financeira. É importante aprender a identificar e compreender o seu perfil, seus pontos fortes e pontos a melhorar, suas necessidades de consumo e necessidades de aprendizado e treinamento. Isto é muito importante especialmente para a construção de bons relacionamentos pessoais e profissionais e também para lhe ajudar na hora de buscar e fazer bons investimentos e empreendimentos.

Algumas pessoas precisam praticamente começar esse aprendizado do zero, outras precisam corrigir comportamentos financeiramente prejudiciais e adotar bons comportamentos, e outras só precisam melhorar em alguns pontos em específico e alavancar sua vida financeira começando a investir ou promovendo algumas mudanças estratégicas.

Pessoas com alto Q.I. Financeiro normalmente estão sempre procurando e criando formas de gerar dinheiro, de aumentar sua renda, de melhorar o seu gerenciamento, de alavancar os seus rendimentos, de fazer o dinheiro trabalhar para elas de forma automatizada e assim prosperar. É isso que fazem os grandes empresários e empreendedores de diversas áreas. 


Porém, como sabemos a maioria das pessoas não tem aptidões para lidar com negócios. Sendo assim, apresento a seguir uma síntese de algumas regras e estratégias financeiras, que podem ajudar tanto o empreendedor como o profissional empregado a desenvolverem a sua Inteligência Financeira e construirem a sua Prosperidade. São elas:


1 - Definir os seus Objetivos e Metas e elaborar um bom Planejamento Estratégico para lhe guiar ao longo do processo de conquistas e realizações.


2 – Conseguir uma fonte de Renda Principal segura, que lhe permita pagar as suas necessidades básicas e lhe posicionar no patamar de uma pessoa com Segurança Financeira. Isto irá lhe permitir começar a se organizar financeiramente e investir no seu aprendizado e desenvolvimento. Esta renda pode vir do seu emprego ou negócio.


3 – Aprender a gerenciar o que você tem, mesmo que seja pouco, aprender a gastar menos do que recebe por mês, planejar a sua aposentadoria e começar a fazer um colchão de reserva, que é uma poupança de segurança contra possíveis imprevistos.


4 – Começar a ter fontes de Renda Extra, expandir sua zona de conforto e começar a caminhar para o próximo patamar, o da Independência Financeira. Esta renda extra pode ser conseguida através de trabalhos e negócios desenvolvidos além da sua atividade principal. Deve ser utilizada unicamente para fazer investimentos que irão gerar renda passiva no futuro e lhe garantir uma boa aposentadoria.


5 – Aprender a gerar fontes de Renda Passiva, que é aquela renda proveniente de trabalhos ou investimentos que você fez no passado e que você não precisa mais trabalhar para continuar recebendo. Esta fonte de renda pode ser gerada a partir da publicação de livros, CDs, marketing de rede, aluguel de imóveis, aposentadoria, etc. O objetivo aqui é reinvestir o dinheiro na formação de patrimônio rumo a liberdade financeira.


6 – Outra regra muito importante é a de aprender a pagar a si mesmo em primeiro lugar, fazer poupança e investir parte de sua renda antes de começar a pagar as contas. Assim você aprende a manter o foco na construção da sua prosperidade, independência financeira e ainda desenvolve o hábito de estar sempre avançando rumo a prosperidade.


7 – Adotar o hábito de investir em sua Educação Financeira, capacitação e especialização profissional, pois isso irá manter sua mente em constante processo de desenvolvimento, focada na conquista da sua prosperidade e melhorando seus comportamentos e rendimentos financeiros. Juntamente com isso, é fundamental aprender a se relacionar com pessoas de mentalidade próspera e frequentar ambientes de prosperidade. Isto pode ser conseguido através do processo de Coaching Financeiro, palestras, cursos e treinamentos de Educação Financeira e Empreendedorismo, dentre outras opções.


8 – E para fechar, é mega importante adotar o hábito de ajudar o próximo e destinar parte da sua renda e tempo para atos de caridade e trabalhos voluntários. Quando ajudamos outras pessoas, na verdade, nós é que acabamos sendo ajudados e isto tem uma forte contribuição no desenvolvimento da nossa Inteligência Financeira e construção da Prosperidade.


Vale lembrar que nenhum aprendizado ocorre de fato sem a aplicação e o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos. Especialmente quando se fala de finanças pessoais, os resultados só vêm com a prática constante, disciplinada, focada e planejada. 


Cada caso é um caso e cada pessoa tem necessidades, objetivos e recursos diferentes para realizar sua jornada rumo à prosperidade. 


Espero que esta postagem tenha lhe ajudado a aprender um pouco mais sobre o desenvolvimento da Inteligência Financeira e especialmente que tenha despertado em você o desejo de saber mais a respeito e buscar melhorar a sua vida financeira no curto, médio e longo prazo.


ComprarPara mais informações recomendo o livro “Conquistando Riqueza e ProsperidadeRevelações e Estratégias para alcançar sucesso relatadas por Masters Coaches”, do qual sou coautor. 

Entre em contato, pergunte sobre o bônus especial de réveillon e comece já a trabalhar no seu Planejamento Financeiro para 2014. 




Desejo a todos vocês um excelente final de ano e um ano novo muito próspero e repleto de grandes realizações, conquistas, amor, felicidade, sucesso, saúde, sabedoria e prosperidade.


Um forte abraço e até breve.


Att.,

Leandro Lima.

Como Fazer um Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é um termo muito comum no meio empresarial, porém, quando se fala em vida pessoal, poucas são as pessoas que entendem a sua importância e o aplicam em seu dia a dia e projetos.

Planejamento Estratégico é o mapa de ações que você deve realizar a cada etapa do seu projeto para conseguir realizá-lo da melhor maneira possível e nos mais curto intervalo de tempo possível.

Através de um planejamento estratégico bem elaborado você define claramente o que quer conquistar, quando irá conquistar, avalia quais são os melhores caminhos, quais os recursos que você já possui e quais você precisa obter para conseguir avançar até o seu objetivo principal.

Existem diversos modelos e estratégias de planejamento que podem ser executadas por pessoas e empresas. De um modo geral, a base de todos eles consiste nos passos a seguir:

1 - Definir Objetivos e Metas;
2 - Elaborar os Planos de Ação e Estratégias a seguir;
3 - Executar as Tarefas Planejadas;
4 - Fazer Avaliações Periódicas para ver se está tudo Ok e efetuar possíveis correções e;
5 - Celebrar a Conclusão das Tarefas e o Aprendizado Obtido.

Cada uma destas etapas é de fundamental importância para o sucesso de todo o projeto.

De acordo o projeto que você deseja realizar, se for um projeto muito grande, por exemplo, você deve dividi-lo em partes menores e fazer um mini planejamento estratégico para cada uma das partes.

É muito importante celebrar a finalização de cada etapa do projeto, pois é neste momento que consolidamos o nosso aprendizado adquirido e revigoramos nossas energias para continuar avançando. Negligenciar esta etapa pode por todo o trabalho a perder.

Uma outra dica muito importante é procurar sempre ter um Plano A, um Plano B e até um Plano C. Isso significa que devemos nos preparar para possíveis problemas ao longo do caminho e termos rotas alternativas para seguir e continuar avançando. Quando não temos planos alternativos e o plano A falha, podemos acabar perdendo muito tempo até resolver o problema e no final das contas podemos não conseguir resolver. Os planos alternativos são como os reservas de um time, que devem estar preparados para entrar no jogo caso sejam necessários.

Quando você decidir que quer realizar determinado projeto, procure pensar de forma estratégica e se ver realizando na sua mente cada etapa deste projeto. Pergunte-se ao longo do processo o que você precisa fazer para realizar cada etapa. Pergunte-se como você pode conseguir os recursos necessários. Pergunte-se quem pode lhe ajudar se você precisar de ajuda. E procure anotar tudo isso no papel, faça uma check list e vá marcando os recursos que você já possui, os que você precisa conseguir, as tarefas que você já executou, a próxima tarefa que você precisa executar e as datas de realização de cada etapa.

Aprenda a não negociar com o seu planejamento. Valorize o seu tempo e aprenda a gerenciá-lo. Se você se comprometeu a fazer algo, então é por que isso é importante para você e o sucesso do seu projeto, sendo assim, simplesmente faça o que planejou fazer e conclua as suas tarefas.

Em alguns momentos precisará também ser flexível e fazer ajustes ao longo do caminho, se precisar, faça.  Mas sempre que iniciar uma tarefa, conclua, não cometa o erro de ficar deixando um monte de tarefas incompletas pelo caminho e ao final querer que tudo dê certo, pois não dará.

E pra concluir, quando não souber fazer algo sozinho, ou sozinha, pare, pense, e busque em sua mente quem pode lhe ajudar, quem já fez o que você quer fazer ou quem pode lhe orientar da melhor maneira possível para que você tenha sucesso com o seu projeto.

Uma das grandes qualidades de homens e mulheres de sucesso é saber ser humilde e pedir ajuda sempre que necessário. Se estiver ao seu alcance fazer, dê o seu melhor e faça, supere os desafios e conquiste os seus objetivos. Se não estiver ao seu alcance fazer sozinho, então busque ajuda com aqueles que melhor puderem lhe ajudar, supere os desafios e faça acontecer.

Estamos juntos neste mundo para aprendermos uns com outros, nos ajudarmos e progredirmos. Dependendo do seu projeto, talvez uma etapa vital do seu planejamento estratégico seja justamente encontrar as pessoas certas para lhe ajudar.

Espero que esta postagem tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre a importância de se fazer um bom planejamento estratégico e que tenha lhe apresentado dicas e informações úteis e aplicáveis em sua vida.

E lembre-se, se o projeto é seu, se o objetivo é seu, quem é a pessoa mais interessada em vê-lo concluído? É você né. Portanto, assuma as suas responsabilidades, comprometa-se com o seu projeto e faça o que tem que fazer.

Em nossa próxima postagem, vamos começar a falar sobre Inteligência Financeira, sua importância e como desenvolvê-la.

Antes de me despedir de vocês, gostaria de lhes pedir um favor. Se possível, visitem nossos canais, curtam e comentem. O feedback de vocês ajuda muito na construção e continuidade deste trabalho.
Muito obrigado!!!


Um forte abraço pra você e que seus planos de final de ano sejam um sucesso!!!

Seu Coach,
Leandro Lima.


Vídeo - Planejamento Estratégico - Aprenda Como Planejar as suas Ações


Como Definir Metas e Objetivos

Você já parou para pensar que o ano está quase acabando?
Quais objetivos e metas você já alcançou este ano? 
Como você está indo com os seus planos?

E para o próximo ano, o que você está planejando conquistar?

Muitas pessoas desconhecem a importância de se definir metas e objetivos ao longo da vida e acabam simplesmente vivendo um dia após o outro no estilo "deixa a vida me levar".

Porém, se você gosta de ter algum controle sobre sua própria vida e de sentir o prazer de sonhar, planejar e conquistar o que planejou, então esta postagem é para você.

Objetivos e metas servem para nos ajudar a direcionar nossa vida e nossas ações diárias. Quando não sabemos para ir podemos acabar indo para um lugar qualquer ou até mesmo ficar estagnados no ponto inicial.

Definindo os termos, "objetivo" é o que você quer ter, realizar, conquistar, construir, é o ponto onde você quer chegar. Por exemplo, eu quero ter uma casa na praia e me tornar um homem de grande sucesso e reconhecimento.

Veja que, no exemplo acima, os objetivos ficaram meio vagos, sem uma definição muito clara ou específica, afinal existem muitas praias e o que é sucesso para uma pessoa pode não ser para outra.

Sendo assim, para termos melhores chances de alcançarmos nossos objetivos é necessário que eles sejam bem específicos, detalhados, claros e sempre positivos, não podem ser do tipo "não quero isso ou aquilo", precisam expressar exatamente o que você quer e não o que não quer.

Ex.: Eu quero ter uma casa com 3 quartos, uma suíte, ampla sala de estar e cozinha, com piscina e redes na varanda, de frente para a Praia de Araruama.

Quanto mais detalhes tiver o seu objetivo, melhor. Isso ajuda a construir uma imagem mais clara e forte dele em sua mente. Quanto mais clara, forte e rica de sensações for esta imagem melhor o seu cérebro lhe guiará até ela.

E as "metas"?

Metas são os prazos que você define para alcançar os seus objetivos, são o "quando" você vai realizar seu objetivo ou "até quando" conseguirá o que planeja e deseja conquistar.

Existe também o Objetivo Principal Definido, que é o seu principal foco de atenção e esforço. É aquele grande objetivo que você tanto deseja e que aconteça o que acontecer, você continuará buscando até conseguir.

Objetivos muito grandes e desafiadores devem ser divididos em várias etapas ou metas intermediárias.

Algumas regras úteis para a definição de metas e objetivos são:

1 - Defina objetivos sempre positivos. Defina o que você realmente quer, e não aquilo que você não quer.

2 - Defina objetivos de forma mensurável, ou seja, de uma forma que você possa medir o quanto você já conquistou desse  objetivo e que você possa ter certeza que o conquistou. Estabeleça referências claras para que você possa saber que alcançou o seu objetivo.

3 - Seja claro, específico e detalhista. Defina o seu objetivo com a maior clareza possível, da forma mais específica e com o máximo de detalhes que puder listar.

4 - Defina objetivos desafiadores, porém, realistas. Seus objetivos precisam estimular você a sair da sua zona de conforto e buscar e além dos seus limites atuais, no entanto, você precisa manter os pés no chão e focar no que realmente é possível fazer no momento. Algo que seja muito difícil hoje  pode se tornar perfeitamente possível amanhã se você dividir em partes menores e ir avançando degrau a degrau.

5 - Divida objetivo muitos grandes em partes menores, em metas intermediárias, e assim avance uma etapa de cada vez até concluir todas as etapas e conquistar o seu objetivo principal.

Exemplo: Quero viajar para Santa Catarina até o dia 25 de dezembro de 2013.

Que detalhes mais são importantes incluir neste objetivo? Como posso deixá-lo mais claro, definido, específico, realista, mensurável e desafiador para mim? Como mensurar que estou fazendo o que preciso fazer para alcançar este objetivo no prazo desejado?

6 - Escreva suas Metas e Objetivos no papel. Este é um detalhe muito importante e que ajuda muito é você começar a concretizar as suas metas e objetivos. Crie também um painel de visualização e junte imagens dos seus objetivos para lhe ajudar a visualizar o que deseja. E sempre que possível, procure entrar em contato com o que deseja e se sentir já vivendo a sua realização, a sua conquista.



Bem, eu poderia falar ainda muito mais sobre Metas e Objetivos, no entanto, a melhor maneira de se aprender algo é fazendo. Sendo assim, vamos à pratica!


Qual é o seu objetivo principal neste momento? 
O que você quer conquistar até o final deste ano?
Qual é a sua meta em relação a este objetivo?
Até quando, ou quando exatamente, você quer alcançar este objetivo?
O que você precisa fazer para conseguir?

Faça o exercício, escreva suas respostas e compartilhe suas dúvidas e feedbacks.

Se quiser uma ajuda a mais para definir seus objetivos e metas, clique no link a seguir e leia nossa postagem sobre a Roda da Vida em nosso grupo "Coaching e Educação Financeira", no Facebook. Ou entre em contato e agende uma sessão de Coaching.



Um forte abraço pra você e até breve.

Site: Leandro Lima - Coaching e Educação Financeira