O que são Modelos Mentais e como eles afetam sua vida?

Se você é uma pessoa que vem buscando trabalhar o seu autodesenvolvimento e processo de melhoria contínua e constante (kaizen), seja através do método Coaching ou de outras metodologias, certamente você já ouviu a expressão "Modelos Mentais". Porém, será que você entendeu o que de fato é isso e qual é a sua importância prática para a sua vida e sucesso?

Bem, quando se fala em Coaching, deve-se entender todo um processo de mudanças positivas e orientadas na vida de uma pessoa. Mudanças estas, que começam por uma decisão dela própria de querer realmente algo a mais para si, para sua própria vida, de querer melhorar de alguma forma, seja no aspecto que for e assim alcançar um objetivo em específico. 

Se você acredita que é capaz de algo e deseja verdadeiramente fazer acontecer, então no processo de Coaching você encontra o apoio e as ferramentas que precisa para conseguir iniciar todo um processo de melhorias internas e externas que lhe ajudarão a alcançar o que deseja.

Essas mudanças ocorrem inicialmente no seu plano mental, a partir de seus desejos e sonhos, planejamento de objetivos e metas, conscientização de suas capacidades e responsabilidades, identificação e superação de suas crenças, perspectivas e paradigmas. Com isso vem a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos, que levarão você à resultados diferentes nos mais variados âmbitos.

Modelos Mentais

Todo esse processo inicial de transformações intrínsecas acontece justamente no seu modelo mental. Por modelo mental (DI STÉFANO, 2005) entende-se a forma de pensar, sentir e agir de uma pessoa, de todo um conjunto de conceitos internos que fundamentam e orientam os seus comportamentos, hábitos, escolhas, decisões e relações com si mesmas e com tudo e todos ao seu redor, podendo esse modelo a encaminhar para o sucesso ou para o fracasso, prazer ou dor. 

Cada pessoa pode apresentar um modelo mental bem particular de acordo com a sua realidade e história de vida, entretanto, com inúmeros elementos em comum com outras pessoas, uma vez que muitos de nós fomos influenciados pelas mesmas fontes e que isso, por sua vez, pode criar padrões comuns de mentalidade e comportamentos. 

Para exemplificar podemos mencionar membros de determinados grupos culturais, religiosos, políticos ou esportivos, pessoas consumistas, empreendedoras, estudiosas, ricos, pobres, atletas, sedentários, homens, mulheres, etc. Integrantes de cada um destes grupos tendem a pensar, sentir e agir de formas parecidas entre si, e desta forma, a terem resultados e perspectivas de vida parecidos.


Como são formados

Os modelos mentais das pessoas são desenvolvidos ao longo de suas vidas a partir da influência de uma vasta fonte de estímulos vindos das mais variadas origens. Estes estímulos podem variar em relação a seu tempo de duração, intensidade, freqüência, valor afetivo ou sociocultural, de modo que sejam mais facilmente ou dificilmente aceitos pelos indivíduos, e fazendo com que sejam influências mais de curto prazo e menos consistentes ou mais duradouras e resistentes.

São exemplos de fontes de estímulos: a educação familiar e a escolar, a formação religiosa, a mensagem da mídia em geral, a cultura local que leva as pessoas a agirem de forma mais ou menos civilizada, mais ou menos culta; as experiências afetivas que são vivenciadas ao longo da vida, experiências de vitórias e fracassos, os exemplos de outras pessoas, a alimentação que pode tanto ser prazerosa e remeter a ideias de fartura e prosperidade como também trazer a ideia de carência, pobreza e não nutrir devidamente, contribuindo para toda um conjunto de problemas posteriores a ela associados; as condições de trabalho, a remuneração, a qualidade de vida em seu mais amplo sentido, etc.

Existe uma infinidade de elementos internos e externos que direta ou indiretamente influenciam na formação do modelo mental das pessoas. Os elementos internos referem-se a interpretação que fazemos dos fatos, coisas e acontecimentos em nossa vida, além de fatores biológicos. Podemos procurar interpretar as coisas de uma forma positiva e construirmos um modelo mental de empoderamento e sucesso, ou podemos ver tudo de uma forma negativa e construirmos um modelo mental de vitimismo e fracasso. Da mesma forma, o nosso convívio com pessoas negativas e em ambientes negativos, tende a construir um modelo mental derrotista e pessimista. Por outro lado, frequentar ambientes positivos e buscar companhia de pessoas bem sucedidas e de mente elevada só tem a nos favorecer e fortalecer.

O que é sucesso

De acordo com os referenciais que modelaram a mente e os comportamentos de uma pessoa, esta pode caminhar rumo a eventos de sucesso ou de fracassos. Sobre sucesso, Wattles (1910) diz que “O sucesso na vida está em ser o que você quer ser”. E Ribeiro (1993) complementa afirmando que “Sucesso é conseguir o que você quer”

Desta forma entende-se que os referenciais de sucesso são específicos para cada pessoa, podendo ser desde conquistas e transformações pessoais e profissionais até outras mais externas e materiais, como a construção de algo desejado, a realização de um projeto, a compra de algo sonhado, a conquista de uma meta ou objetivo dentre outras muitas possibilidades.

De acordo com cada uma dessas possibilidades pode-se trabalhar o desenvolvimento do potencial humano para atender a um ou outro âmbito mais específico, conforme o interesse e objetivo de cada pessoa.

Entrando em Ação

1) Em termos práticos, pense agora; o que é sucesso para você? O que você deseja ser, fazer ou ter? Agora que você definiu um objetivo, responda;  quem você conhece que já alcançou este objetivo ou algo parecido? Estas pessoas provavelmente conseguiram desenvolver o modelo mental mais favorável para a conquista destes objetivos. O que você pode aprender com o exemplo delas?

2) Em outros termos, de que forma você precisa pensar, sentir e agir para conseguir alcançar o que você realmente quer? Observando as pessoas que já conseguiram, quais são as características mais marcantes que você consegue notar no comportamento delas, em sua maneira de pensar, lidar com suas emoções e agir? Quais são as fontes de estímulos que estas pessoas buscam e escolhem para se fortalecer? Relacionamentos positivos, livros, cursos, palestras, trabalhos, terapias, escolas, alguma religião, práticas esportivas, artísticas, hobbies, viagens, lazer, lugares interessantes, Coaching, etc.???

3) Observe também as pessoas que tentaram e não conseguiram conquistar o que você deseja e busca. Compare os dois grupos de pessoas, as que conseguiram e as que não conseguiram e você notará características bem distintas em cada uma delas. Você notará muitos pontos em comum entre as que tiveram sucesso e muitos pontos em comum entre as que não conseguiram.

4) Se você quer fazer parte do clube do sucesso e estar entre as pessoas vitoriosas e bem sucedidas, precisa aprender a se espelhar nas pessoas vitoriosas, naquelas pessoas que aprenderam a desenvolver um modelo mental de sucesso e prosperar, vencer, realizar seus sonhos e objetivos.

5) Lembre-se que nosso modelo mental é influenciado por tudo aquilo que aprendemos e presenciamos em nosso ambiente de vida pessoal e profissional, logo, devemos escolher bem onde iremos passar a maior parte de nossas vidas, com quem iremos nos relacionar, de que forma interpretaremos os fatos da nossa vida e em que iremos focar a nossa atenção, se é no positivo ou no negativo. 

6) Caso você tenha gostado deste artigo e queira saber mais a respeito ou promover uma mudança positiva em seu próprio modelo mental para a conquista de um objetivo em especial, entre em contato e inicie o seu processo de Coaching, será um prazer lhe ajudar.

Decida Vencer e Faça o Seu Melhor!
Querer é Poder!

Um forte abraço e até breve.

Seu Coach,
Leandro Lima.

Contatos:

E-mail: leandrolimacoach@hotmail.com
Celular: (21) 98006-0661 (Tim) / 97561-1537 (Claro)